A A A

Ibama fiscaliza desmatamento ilegal na Mata Atlântica baiana

Por Editoria em 15/12/2008 | 0 comentários

Vinte agentes do Ibama, ICMBio e Polícia Civil Ambiental da Bahia, que participam da operação Cascavel, vistoriaram, no início da semana, 80 quilômetros quadrados de áreas desmatadas nos municípios de Encruzilhada e Cândido Sales, sudoeste da Bahia, divisa com Minas Gerais, a 580 quilômetros da capital Salvador. São 18 áreas onde houve supressão de vegetação sem autorização. A PRF e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia dão apoio à ação. As multas aplicadas ultrapassam R$ 25 milhões.

A Gerência do Ibama em Eunápolis identificou as áreas desmatadas a partir de imagens de satélite comparadas, obtidas em 2006 e 2008. O estudo constatou que a maioria das áreas são do bioma Mata Altântica, com base no mapa do IBGE. Ao todo, foram identificadas 28 áreas desmatadas, num total de mais de 100 quilômetros quadrados de Mata Atlântica desmatada. Em grande parte dos lugares fiscalizados, há hoje plantação de eucaliptos.

Segundo o chefe da Divisão de Fiscalização da Gerência do Ibama em Eunápolis, Sérgio Bertoche, a área autuada/embargada equivale ao trabalho de cinco anos de fiscalização realizado no sul da Bahia. "Essa ação é considerada prioritária no planejamento do Ibama contra o desmatamento da MA", ressalta Bertoche. Ele observa que, segundo a SOS Mata Atlântica, a área fiscalizada é onde, nos últimos anos, houve a maior perda do bioma no estado.

A operação Cascavel é coordenada pela Gerência do Ibama de Eunápolis que tem responsável Cleide Maria Guirro. Também participam servidores do Escritório de Vitória da Conquista, Estação Ecológica Pirapitinga e Parques Nacional Pau-Brasil e Descobrimento. No último domingo, 07/12, quando a equipe se deslocava para as áreas desmatadas, os agentes, com o apoio da Delegacia de Polícia Rodoviária Federal local, apreensão de 41 pássaros e atuaram em flagrante vendores de pássaros silvestres numa feira popular, em Vitória da Conquista, Bahia.

Fonte: Ibama

Publicidade:

Imóveis em Santos, São Vicente e Praia Grande é no www.ImovelBaixadaSantista.com.br

Tags: meio  ambiente  ibama  fiscalizacao  ilegal  desmatamento  mata  atlantica  encruzilhada  defesa  multas  estudo  oradical 

0 comentários

Postar um comentário »

Postar comentário

Login:

Fechar


Registrar-se | Esqueci meu login/senha