A A A

Felipe Dallorto apresenta montanhas de Jacarepaguá

Por Editoria em 08/02/2009 | 0 comentários

Além das belas e conhecidas praias, o Rio de Janeiro possui um roteiro de montanhas rico que atrai escaladores de todas as partes do país, e até do mundo. Tanto que a capital carioca é classificada como o maior centro urbano de escalada do mundo. E no meio das diversas opções, o bairro de Jacarepaguá, na zona oeste da cidade, é um dos preferidos, com diversidade de fendas, diedros, boulder e chaminés.

"Jacarepaguá tem um potencial enorme, pois é o único local do Rio de Janeiro que ainda existe espaço e montanhas virgens a serem conquistadas, fora a diversidade de estilos", garante Felipe Dallorto, praticante de escalada há cerca de 10 anos. "É um ambiente meio rural, meio urbano, estilo a região serrana do Rio de Janeiro", continua.

Mas não é só em Jacarepaguá que tem opções para escaladores. "Freguesia, Taquara, Vargem Grande, Anil, Vargem Pequena, Vila Valqueire, Camorim e Itanhangá possuem montanhas e opções para a escalada. Vale a pena ressaltar o Parque Estadual da Pedra Branca, no bairro da Taquara, onde se concentram as maiores montanhas e o maior número de escaladas. É a maior floresta em área urbana do mundo", explica Felipe.

Antes de explorar as montanhas do bairro, Felipe costumava freqüentar o Parque Estadual dos Três Picos. "Quando iniciei, só ia para Salinas. Todo o final de semana estava lá na companhia do Sérgio Tartari e seu irmão, Giovanni. E foram eles que me falaram das vias belíssimas que existem em Jacarepaguá. No primeiro final de semana sem ir para Salinas, comecei a procurar as tais vias que eles mencionaram", declarou o carioca.

E para dividir com outros escaladores o que encontrou em Jacarepaguá, Felipe criou um blog. "Como eu tinha muitas informações sobre as escaladas históricas, que muitos desconheciam, resolvi colocar na internet. O blog se chamava EscaladaJPA e funcionava como uma croquiteca online. Várias pessoas me incentivaram e as perguntas foram crescendo. Muitos queriam saber se em Jacarepaguá ia ter clube de escalada ou não? Com os contatos, formamos grandes amizades".

Mas a idéia não parou por ai, e o blog hoje é um site, da União dos Escaladores de Jacarepaguá (UEJ). "Um belo dia, meu amigo Gustavo Coelho, me chamou para conquistar uma montanha e no final da conquista, ele sugeriu a criação de um grupo. Então, criamos a União dos Escaladores de Jacarepaguá (UEJ), que é a reunião de grandes amigos que foram muito importantes no início do projeto e que ainda nos ajudam. Nosso propósito é mostrar o potencial que o lugar oferece para escalada".

Hoje a UEJ tem como objetivo incentivar as escaladas na região da baixada de Jacarepaguá, recuperar as trilhas de acesso na base das vias, recuperar as vias de escalada e documentá-las. E as opções são as mais diversas.

Publicidade:

Imóveis em Santos, São Vicente e Praia Grande é no www.ImovelBaixadaSantista.com.br

Tags: escalada  rio  janeiro  montanhas  escalador  jacarepagua  felipe  dallorto  site  uniao  pedra  beneficios  físicos 

0 comentários

Postar um comentário »

Postar comentário

Login:

Fechar


Registrar-se | Esqueci meu login/senha